Cerveja Falada

Curta-metragem 35mm sobre Rupprecht Loeffler e Cervejaria Canoinhense estréia dia 09 de agosto em Canoinhas.

Com direção de Demétrio Panarotto, Luiz Henrique Cudo e Guto Lima, o curta-metragem Cerveja Falada será lançado dia 09 agosto, segunda-feira, às 19h, no Cine Queluz, em Canoinhas, Santa Catarina. Haverá uma segunda sessão no mesmo dia e local às 19h30min. A organização do evento em Canoinhas fica a cargo da Fundação Cultural de Canoinhas e previsão de lançamento em Florianópolis é para outubro de 2010.

O documentário, sobre Rupprecht Loeffler e sua cervejaria Canoinhense, foi premiado no edital Prêmio Cinemateca Catarinense/Fundação Catarinense de Cultura de 2008 e rodado durante os meses de junho e julho de 2009, na cidade de Canoinhas, interior de Santa Catarina. Montado em Florianópolis no segundo semestre do mesmo ano, a obra foi finalizada 35 mm no mês de março de 2010, em São Paulo. A produção é assinada pela Exato Segundo Produções Artísticas LTDA.

Rupprecht Loeffler é filho de imigrantes alemães que desembarcaram em Santa Catarina no final do século XIX e que, como muitos outros imigrantes, trouxeram na bagagem a paixão germânica pela produção de cerveja e construíram parte da identidade cultural destes povos e cidades com suas cervejarias.

A cervejaria Canoinhense, fundada em 1908 e passada de pai para filho, é a única no Brasil que conseguiu manter as suas características originais e atividades até os dias de hoje. Mantêm a forma de produção cervejeira de um passado distante nos moldes das cervejarias alemãs do século XIX, como se tivesse parado no tempo. Uma prova ainda viva de técnicas que foram se tornando obsoletas diante das facilidades da vida moderna, métodos e tipos de vida que parecem não ter mais espaço no dia-a-dia conturbado das grandes cidades.

Seu Loeffler, hoje com noventa e três anos, acompanhado de dona Gerda, com quem está casado a sessenta, orgulha-se muito desta trajetória e nos conta no filme muitas situações vividas ao longo dos anos. Propicia assim ao espectador um passeio por fatos importantes que marcaram a história do século passado. Remonta a memória de seu pai e do século XIX, ingressa com lucidez e vivacidade no século XXI, contando-as com um olhar de quem passou a vida envolvido com uma de suas grandes paixões: a cerveja.

O documentário, com 15 minutos de duração, é apenas um aperitivo – e não tinha como ser diferente – desta história, e ao mesmo tempo um convite para que as pessoas conheçam um pouco mais do legado da cervejaria Canoinhense, de seu Loeffler e de sua vida devotada a paixão pelo trabalho e a manutenção de uma tradição familiar.

INFORMAÇÕES:

O QUÊ: Lançamento do curta-metragem Cerveja Falada

ONDE: Cine Queluz – Rua Coronel Albuquerque,633, Centro – Canoinhas – Santa Catarina QUANDO: 09 de agosto (segunda-feira); HORÁRIOS: Sessão às 19h e 19h30min; QUANTO: Entrada franca

SITE OFICIAL: www.exatosegundo.com.br

Anúncios

0 Responses to “Cerveja Falada”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: