01 – Demo Repolho

Consegui digitalizar uma fita rolo com uma demo do Repolho. A fita estava guardada, mofada e devidamente grudada, mas continha um petardo musical intitulado “Campo e Lavora”. Nossa terceira demo tape que tinha sido gravada em Porto Alegre ainda no sistema analógico, foi lançada em 95. Na época não tínhamos grana pra mixar da maneira que queríamos e a demo acabou ganhando contornos mais lineares na hora da mixagem.

Tudo era diferente. As demos aconteciam em fita cassete e mesmo em Porto Alegre não existia um sistema de copia de CDs por exemplo. Gravamos em fita rolo de 16 canais. Mixávamos na mesa de som digitalizávamos em DAT (digital áudio Tape) e com essa fitinha em mãos fomos até Canoas(??), num cara que fazia copia disso em cd. Com o cd em mãos voltamos pra Chapecó e gravávamos uma a uma, as fitas cassetes que seriam distribuídas via correio. Chega parecer surreal se pensarmos nessa evolução tecnológica que fomos submetidos nos anos seguintes possibilitando facilidades pra tudo e câncer de todos os tipos.

Em contatos diversos descobri que a gurizada do Marquise 51 possuía um gravador de rolo. Combinei com o Andre Brasil e lá fui eu com a fita rolo em mãos gerar a possibilidade de resgatar os 15 canais separadamente com o intuito de remixar e remasterizar tudo. Quando colocamos o material pra rodar foi bonito e assustador. A fita estalava e o gravador não girava direito. Tecnologia analógica mata a pau. O sistema identifica as coisas e reage de forma sutil como se tivesse um carinho/cuidado ao rodar a fita para não machucar o áudio. Depois de passar a fita algumas vezes o próprio aparelho foi acuierando tudo e deixando a fita normal. Foi uma alegria só poder ouvir sonoridades, nuances e piadas que outrora fora abafado pela falta de possibilidade financeira de explorar as tecnologias na época. A demo será encaminhada para as mão mágicas e talentosas de Thomas Dreher (que ainda não sabe disso, porque ele não atende o telefone) para realização desse trabalho. A idéia é que o material seja lançado em breve.

Anúncios

0 Responses to “01 – Demo Repolho”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: