Cachorro GRANDE!!! Discografia do Rock Gaúcho (07.02.2013)

A Cachorro Grande tem várias fases e diversos tipos de show. Eu tenho uma teoria pra identificar/rotular e divido da seguinte forma:

– Tem os shows que eles mostram a bunda no final, que são os shows foda pra caralho.

– E os outros que são shows pra menininha (as cachorretes, como são carinhosamente identificadas as fãs do Cachorro Grande) e que ao meu ver é mais fru fru e eles não mostram nada.

Porrra!!! Quem já viu a Cachorro Grande no inicio sabe que os o shows naquela época sempre eram shows bunda de fora. Quebravam tudo (literalmente) davam o sangue e o suor (literalmente) e no camarim davam… deixa pra lá essa parte. No final tinha que mostrar a bunda. Nada mais lógico.

Essa é a deixa para afirmar que o show da Cachorro Grande  foi um show bunda de fora. A missão: tocar o primeiro disco, distante no tempo mais de dez anos (12 pra ser mais preciso). Foi legal ver isso, até porque a sonoridade da banda mudou, a formação da banda mudou, as letras mudaram, eles se mudaram pra são Paulo… Mas legal perceber que, quando querem, sabem fazer um pusta show de rock (como ninguém).

As três primeiras músicas do disco foram os três primeiros singles/clip da carreira da banda. O show já começou no talo. Fiquei pensando, quero ver eles segurar a onda até o final. E daí pra frente foi uma quebraceira total.

Legal perceber que os “lado b” do disco equilibram muito bem com todo o restante das músicas ao vivo. Mesmo nas baladas onde o público canta junto e se emociona junto, e faz careta junto… o pique não cai. Até porque o que vem em seguida são pedradas mais fortes e performáticas, explorando improvisos e demonstrando virtuosíssimo e força. Os Cachorros quebraram o protocolo, entraram dez minutos atrasados e não tocaram “Cleptomaníaca de Corações”. Não sei se alguém reclamou, ou percebeu. Não precisou. No bis eles tocaram a música “Edu” que vem escondida no disco (faixa bônus). No final compensou, depois de muito tempo poder rever o Cachorro GRANDE de verdade e de bunda de fora.

 

Parênteses para o “Discografia do Rock Gaúcho”.

Uma baita sacada do Lelê que comentou na TV Com, que conversava com o Beto Bruno quando teve o insight colocar as bandas tocar um determinado disco na integra. Ele organizou e viabilizou o projeto. Além de ser uma baita sacada, uma ideia divertida e importante pras bandas, tem o lance de poder mostrar ao vivo a obra como um todo. Em tempos de internet, onde as pessoas baixam canções aleatórias, o conceito de álbum se perde é importante essa afirmação de que é um álbum e que tem uma consistência na maneira como foi concebido. O artista passa horas compondo, identificando uma sequencia, pensando em como amarrar tudo isso, na concepção gráfica, pra depois levar para os palcos etc etc. Daí o guri vai e baixa só a música do clip ou a que esta tocando na “radia”. O “Discografia” resgata essência de ouvir um disco na sequencia que foi pensado, respeitando a essência estética da obra. É um habito que a geração mp3 está perdendo.

No caso do Defalla, tem também o fator reunião/resgate. Foi nesse projeto que a banda se reuniu e voltou a tocar junto e percebeu e que poderia retomar o caminho da bifurcação abandonada em 1989.  As novas gerações podem agradecer o fato de poder ver a banda tocando ao vivo. Um complemento essencial para todo fã da banda. Ouvir o disco, ver o clipe, a foto na revista e ver a banda tocando ao vivo. Vida longa ao “Discografia”!!!

http://www.facebook.com/discografia.rockgaucho?fref=ts

Anúncios

1 Response to “Cachorro GRANDE!!! Discografia do Rock Gaúcho (07.02.2013)”



  1. 1 Defalla + Cachorro Grande = Discografia do Rock Gaúcho | Agito com Balalau Trackback em março 1, 2013 às 7:02 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: