Epopeia – A vida é agora!

epopeia01

Por: Roberto Panarotto

O rock e o cinema sempre flertaram de maneira plena. Não à toa as duas formas artísticas se unirem como consequência de algo que parecia ser, muito mais do que lógico, inevitável.  Desde os primórdios do rock essa relação já se estabeleceu gerando ótimos e grandes resultados. Com o acesso facilitado as novas tecnologias de produção o rock chapecoense também passou a acompanhar esse fluxo e pensar dessa forma. Se antes tínhamos dificuldades de estabelecer uma proposta visual em movimento, hoje isso se tornou algo muito mais acessível.  Seja através do registro ao vivo, videoclipes ou então um filme musical. Quem está se aventurando nessas novas possibilidades audiovisuais é a banda Epopeia que lançou recentemente em DVD “A Vida é Agora”, gravado e produzido em Chapecó.

A proposta foi simples e legal: realizar/registrar uma apresentação com poucos convidados (amigos em geral) em um local bacana. O diferencial está na forma como isso foi feito, gerando um resultado sensacional. O cenário dessa incursão musical cinematográfica foi a mística e já lendária casa dos sete andares. Construída em meio às arvores num morro no interior de Chapecó, a casa foi pensada de maneira totalmente orgânica, espontânea, com materiais recicláveis e respeitando em sua estrutura/essência o meio ambiente. Da estrada de terra, fica difícil de ver a casa, mal conseguimos ver o pico mais alto que é um píer, que quando nele, proporciona uma vista sensacional.

epopeia 03

A gravação aconteceu num domingo a tarde em meio a natureza e o clima não poderia ser melhor. Fui um dos convidados e pude acompanhar uma boa parte desse processo todo. Mais do que estar presente, sempre é legal ver o que se capturou em essência e como se transformaram aquelas horas e horas de gravações. Nesse sentido o olhar atento das câmeras desempenharam um papel interessante porque foram utilizadas com uma liberdade total ao explorar não somente a banda, mas esse clima de sensações que se criou em torno. Uma perfeita harmonia entre a natureza/casa/banda/musica/sons. Foram registradas oito canções, dentre as quais, três novas composições “algo novo pra lhe dizer”, “diferente de você” e “a vida é agora!”. Eles entenderam a lógica do local e se (nos) proporcionaram essa interação. A câmera ouve um som e adentra o portão de maneira furtiva como se instintivamente seguisse o fluxo natural do som. Um clima total de paz e tranquilidade, abalado apenas pelos acordes mais pulsantes dos sons que urgem em meio a floresta. Da estrada percebíamos os gritos do rock em meio a natureza que acabavam formando uma paisagem, como se tudo fizesse parte do mesmo ser. A Epopéia conseguiu traduzir um estado de espírito muito bom, trazendo esse lado mais sensorial da música em imagens, transpondo as barreiras e possibilitando outro tipo de interpretação e sacações.

epopeia 02

O cuidado com todos os detalhes é que fazem a diferença quando vemos o resultado final. E fica difícil falar do DVD sem se referir a espacialidade como um todo. Essa fuga dos meio normais e tradicionais de se realizar uma apresentação é apresentado de forma muito bacana nesse novo lançamento do Epopeia, uma espécie de “live at Pompéia” chapecoense. Traduzindo a essência da banda e também de um lugar fantástico e quase surreal que é a casa dos sete andares. Complementares as relações estabelecidas e não poderia soar de forma diferente. Não poderia haver casamento melhor. E como eles sempre dizem, que a epopéia continue sempre receptiva e incorporando novas possibilidades.

ouça aqui:

https://soundcloud.com/epopeia

http://epopeiarock.blogspot.com.br/

http://bandaepopeia.tnb.art.br/

Anúncios

1 Response to “Epopeia – A vida é agora!”


  1. 1 Herman G. Silvani novembro 8, 2014 às 2:48 pm

    muito bom Roberto! obrigado pelas suas considerações.. são sempre muito importantes.. grande abraço!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: