Beijo Adolescente, Mutarelli, crowdfunding…

Estou participando de alguns “crowdfunding” (termo usado para definir iniciativas de financiamento colaborativas) esse ano. Um deles é o Beijo Adolescente (segunda temporada) do Rafael Coutinho que já deu start na publicação das páginas dos quadrinhos na web. Recebi a primeira na semana passada, mas aguardo ansioso pela publicação completa e impressa dos materiais. Leia a primeira temporada aqui: http://quadrinhos.ig.com.br/autor/rafael-coutinho/

Quer comprar o Beijo Adolescente: http://narvalcomix.com.br/

Blog do Rafael Coutinho: http://raffa-bingo.blogspot.com.br/

Crowdfunding

Esse tipo de proposta esta cada vez mais comum nesse meio independente de se pensar arte de uma forma geral. E tem funcionado muito bem. Vários projetos vem sendo viabilizados com a ajuda direta dos fãs sem intermediários ou atravessadores. Ou seja, o artista apresenta uma proposta de um projeto bacana e o fã pode ajudar de maneira colaborativa a financiar o projeto. Esse tipo de proposta já existia fora da internet, mas não com esse nome. O artista resolvia gravar um disco (ou publicar um livro etc etc), e as pessoas diretamente ligadas a ele compravam uma espécie de vale (disco, livro etc). Assim que o produto estivesse pronto, o colaborador receberia em primeira mão. A lógica hoje é a mesma, só que ampliando um pouco mais os horizontes das colaborações, pensando que alguém que está em qualquer parte do planeta possa apoiar a proposta. E os prêmios pelo apoio podem ir desde a possibilidade de acesso a material digital, brindes exclusivos ou então acesso a bônus variados como acontece no caso dos “Sketchbooks de Lourenço Mutarelli” (http://catarse.me/pt/sketchbooksmutarelli), que quem apoiou a quantia máxima vai conhecer pessoalmente o quadrinista/escritor e tomar uma “pepis” com ele num bar em São Paulo. Esse tipo de coisas para quem é fã, acabam se transformando em oportunidades únicas.

O projeto “Sketchbooks de Lourenço Mutarelli” prevê a publicação de 05 cadernos de esboços + um sexto volume com ilustrações e texto do autor, dos editores e introdução de Arnaldo Antunes. Tudo reunido em uma luva especial com tiragem de 2000 exemplares, edição bilingue, em um total de mais de 400 páginas.

Lançamentos Mutarelli na Cia das letras:

http://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=02564

Saiba mais sobre o autor aqui:

http://www.devir.com.br/mutarelli/index.htm

 

Anúncios

0 Responses to “Beijo Adolescente, Mutarelli, crowdfunding…”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: